domingo, 1 de fevereiro de 2015

Fátima Bezerra toma posse no Senado Federal

Muito emocionada, Fátima fez questão de lembrar que, com sua eleição, pela primeira vez o PT do Rio Grande do Norte, ocupa uma cadeira no Senado Federal. “E é a primeira vez também que uma professora, uma cidadã de origem popular, representa o Rio Grande do Norte no Senado, pois até então apenas representantes das oligarquias e do poder econômico do estado conseguiram chegar a esta Casa”, destacou a senadora.

Fátima Bezerra foi eleita senadora após mais de 20 anos de vida pública. Depois de dois mandatos como deputada estadual, Fátima conquistou uma cadeira na Câmara dos Deputados em 2002, como a deputada mais votada do Rio Grande do Norte. Reeleita nos dois mandatos seguintes, em 2014 decidiu disputar uma vaga para o Senado Federal, vencendo a disputa com 808 mil e 55 votos.

Fátima Bezerra é paraibana e chegou a Natal, na década de 70, para estudar pedagogia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Em 1980,  começou a trabalhar como professora na rede pública estadual e, dois anos mais tarde, também na municipal.
Fátima sempre defendeu os direitos dos trabalhadores da educação. No Rio Grande do Norte, presidiu entidades como a Associação dos Orientadores Educacionais e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação. Ela foi também uma das fundadoras do Fórum Estadual dos Servidores Públicos daquele estado.

Filiada ao PT desde 1981, Fátima Bezerra tem se destacado, em sua vida parlamentar por propostas nas áreas de educação, cultura, desenvolvimento regional, direitos da mulher e cidadania LGBT. Na Câmara, foi presidente da Comissão de Educação e Cultura e da Comissão de Legislação Participativa. Foi ainda relatora da Medida Provisória 339/06, que regulamentou o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), entre outras propostas. Fátima Bezerra é uma das principais defensoras do piso salarial do magistério.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário