domingo, 1 de dezembro de 2013

Novembro Azul: SMS promove mobilização para ampliar a conscientização da população

Da redação com informações do RN Informa

 
Com o objetivo de promover e ampliar a conscientização dos homens do município sobre importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e diabetes, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu na sexta-feira (29) uma pequena mobilização que reuniu dezenas de pessoas que participaram de palestras, conversas algumas dinâmicas relacionadas à saúde do homem.

O encontro que reuniu alguns profissionais de saúde , secretários e o prefeito Richardson Xavier, aconteceu no auditório do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

O Novembro Azul surgiu em 2003 na Austrália aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro. Na verdade, novembro azul é mais tradicionalmente dedicado ao Diabetes Mellitus. Em 14 de Novembro, data do nascimento do Dr. Banting, descobridor da insulina, comemora-se o dia mundial do diabetes.  A data foi instituída pela Federação Internacional de Diabetes - IDF e pela Organização Mundial da Saúde - OMS desde 1991, e conta com o reconhecimento e apoio da Organização das Nações Unidas ONU, que em dezembro de 2006 assinou uma Resolução reconhecendo o diabetes como uma doença crônica e de alto custo mundial. No mundo inteiro, ações são desenvolvidas para que o diabetes seja mais divulgado, seus modos de prevenção, diagnostico precoce e manejos. Em muitos locais do mundo, instituições são iluminadas de azul, caminhadas são propostas, ações em ruas movimentadas, etc.


Há também o agosto azul, mês dedicado à prevenção das causas gerais de mortes masculinas, incluindo a violência urbana com mortes por armas de fogo e armas brancas, mortes no trânsito, câncer de próstata, etc, mas sem menção ao diabetes. Portanto, classicamente, novembro azul é o movimento mundial para o diabetes. A IDF- Federação Internacional de Diabetes estima que haverão 410 milhões de diabéticos em 2025, hoje há mais de 230 milhões de diabéticos, uma doença que traz inúmeras complicações, mortes cardiovasculares, incapacitações e amputações, cegueira, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário